Veja alguns hábitos de um síndico exemplar.

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Ser síndico pode estar na moda e ser um ótimo caminho profissional. Mas não é para todo mundo. Afinal, a lista de habilidades, responsabilidades e obrigações parece não chegar ao fim nunca!

Perguntamos a especialistas como administradores de condomínio, síndicos profissionais, advogados especializados em condomínios o que faz um super gestor

Assim, conseguimos descobrir e elencar abaixo os hábitos que diferenciam os super síndicos dos gestores comuns. Você já sabe em qual time quer estar, não é verdade?

Confira abaixo!

1- Eles sabem se organizar

Os síndicos lidam com uma infinidade de demandas em cada condomínio. Por isso, é fundamental saber de quem cobrar o que deve ser feito em cada área.

“O síndico é um generalista. Fazendo um checklist consistente com cada empreendimento, e cobrando a sua execução periodicamente, fica mais fácil de saber se tudo está sendo feito de forma adequada”, analisa Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

Ele explica que cada síndico deve desenvolver o seu próprio checklist, de acordo com as necessidades de cada condomínio.

O síndico profissional Wolfram Werther também é adepto desse tipo de organização para a sua gestão.

“Dessa forma, fica mais fácil saber o que precisa de mais ou menos atenção”, aponta.

Nos checklists devem constar as tarefas que devem ser feitas periodicamente pela equipe de manutenção ou zelador, as tarefas que a administradora deve apresentar para o síndico, as demandas dos condôminos, entre outras.

Assim, fica mais simples de acompanhar a feitura dessas demandas.

 

2- Eles sabem trabalhar em equipe

“Vejo muitos síndicos profissionais com extrema habilidade de gerir o condomínio pela parte técnica, mas que pecam na humana”, aponta o advogado especialista em condomínios Marcio Rachkorsky.

Ele aponta que trabalhar com gentileza, principalmente com os funcionários do condomínio, é o que faz a diferença para uma gestão bem integrada.

“Eu, como síndico profissional, dependo muito do bom trabalho dos colaboradores do condomínio. Meu ponto é que quanto mais eu tratá-los bem, com clareza, justiça e gentileza, mais eles irão se empenhar em fazer suas funções de acordo com o esperado. Saber reconhecer esse esforço é fundamental para ser um gestor diferenciado”, argumenta ele.

E esse cuidado não deve ser apenas com aqueles que trabalham nas áreas comuns. O síndico profissional Wolfram Werther relata que ações envolvendo funcionários das unidades autônomas também são benéficos para a gestão do condomínio como um todo.

“Fazer uma boa comunicação prévia, para que os funcionários sejam liberados para uma palestra sobre segurança, por exemplo, tem tido ótima aceitação nos condomínios onde trabalho. No evento, geralmente chamamos um policial militar para explicar não só sobre a segurança do condomínio, mas também em locais como no ônibus, ou andando na rua. No final, sempre sorteamos um mimo entre os presentes. É uma forma de valorizar quem está no local todos os dias, reforçar a segurança e a autoestima da pessoa”, conta ele.

 

3- Eles sabem trabalhar on-line e off-line

Estar conectado com a tecnologia e as demandas do condomínio é tão importante quanto, ao assumir um condomínio sentar e ler sua convenção e todas as atas das assembleias.

“Estar ligado digitalmente é fundamental. O síndico hoje, para cuidar mais de 4 ou 5 condomínios, ele tem que estar ligado 24h em telefone, e-mail, WhatsApp. Apesar de ser difícil, é um mal necessário. Os moradores esperam isso – assim como os funcionários do condomínio. Dá uma segurança a mais para todos”, sentencia Stefan Jacob, consultor de condomínios.

Esse também é o hábito que o síndico profissional Fulvio Stagi.

“Eu tenho tudo sobre os meus condomínios no meu celular. App de banco, documentos importantes, e-mails. Consigo checar e saber se as coisas estão funcionando remotamente. Segurança, manutenção, funcionários, por exemplo”, enumera ele.

Porém, para chegar a esse estágio de integração com o condomínio, ele explica ser fundamental conhecer bem não só as regras, mas também a história daquela comunidade.

“Conhecer bem as regras e como elas foram decididas é um diferencial enorme para quem quer cuidar de condomínios. Dessa forma, sabemos onde estão os pontos mais sensíveis daquela comunidade, o que é valorizado, o que ficou para trás e como melhorar a gestão respeitando o perfil daqueles moradores”, explica Fulvio.

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